Não, não é o que você está pensando. Não estou escrevendo sobre mulheres. Até que poderia, mas... O nosso texto versa sobre coisas, acontecimentos, circunstâncias, fatos bestas ou sérios. Previsíveis ou imprevisíveis; simples ou complexos; de pequena ou grande proporção; irrelevantes ou relevantes, sendo que em todos eles, nós precisamos dos cuidados do Senhor. Como exemplo de coisas bestas, vejamos: Uma queda de bicicleta, cavalo, muitos já morreu; uma picada do Aeds Egpyt, muitos já morreram; uma lâmina ou alicate de unha, muitos já foram contaminados; uma comida estragada, muitos já foram intoxicados; um susto, emoção, notícia, muitos já tiveram um AVC ou infarto; um simples pulo, no riacho, ficou tetraplégico; um simples abaixar, muitos ficaram entrevados numa cama; uma injeção, ou remédio errado, lá se foi a saúde. Poderia dar mais exemplos, mas já posso advogar que somos totalmente vulneráveis; e que de repente uma pequena coisa pode nos destruir. Às vezes uma simples palavra, uma piscadinha, uma mentirinha, nos desestabiliza. Está escrito: “pois nele vivemos, nos movemos e existimos...”; “Se o Senhor não edificar...se o Senhor não guardar...” ; “Sem mim nada podereis fazer...”
Quanto às coisas mais sérias, vejamos algumas: Um terremoto; tsunami; a maldade de um homem; um motorista embriagado; um louco, maníaco no nosso caminho; uma perda total da família, a exemplo de Jó; filhos nas drogas, na promiscuidade; uma gravidez fruto de um estupro ou de uma aventura na balada; o assassinato de um ente querido; a traição de uma pessoa amada; um serial killer; um atirador diante de pessoas indefesas; a perda total dos bens e das possibilidades, já aos 60 anos. Tem muito mais coisas sérias; e às vezes o que é simples para um pode ser muito sério para outro. Quero sugerir algumas coisas para enfrentar a vida. Ou seja, as coisas bestas e sérias, Vejamos: Primeiro, reconheçamos que somos carentes do Senhor em tudo e em todo tempo. No salmo 39 Davi pede a Deus que revele o fim dos seus dias, para que ele reconheça o quanto é frágil. Segundo, Creiamos que Deus sempre estará conosco. “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Terceiro, Nós temos um sumo sacerdote que sofreu e sabe aonde e como doe. “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Quarto, espere, pois tudo passa nesta vida. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Quinto, teremos uma recompensa infinitamente melhor. “pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.
Bestas são aqueles (as) que acham que as coisas bestas não podem desequilibrá-los. São aqueles (as) que acham que nada sério pode acontecer com eles (as). São aqueles (as) que confiam no braço do homem. São aqueles (as) que se amparam na insegurança das riquezas ou da sabedoria humana. São aqueles (as) que acham que são maiores que a vida. São aqueles (as) que acham que podem viver sozinhos. São aqueles que acham que podem errar e que nada acontecerá. São aqueles (as) que preferem o temporal em detrimento do eterno.
Sérias são as investidas do diabo. São as conseqüências do pecado. São as feridas dos abestalhados e desavisados da vida. São os desafios do recomeço. São as forças contrárias. São as portas que se trancarão. São os dedos dos fariseus de plantão. São as lamúrias e recalques dos irmãos mais velhos. São a vergonha e a tristeza da consciência do desperdício. São as chamas do grande abismo.
Mas diante disso tudo e para o nosso consolo e vitória: SÉRIAS SÃO AS PROMESSAS, O AMOR E O PODER TRANSFORMADOR E RESTAURADOR DE DEUS.
Pr. Vanilson Alcântara
Essa merece um estudo mais amplo e virar um artigo.
ResponderExcluir