Segunda Igreja Batista Ebenézer Renovada - SIBER

Blog da Segunda Igreja Batista Renovada - Siber - Aracaju -Sergipe - Brasil.

Manchetes

PERTO DOS QUE ESTÃO LONGE E LONGE DOS QUE ESTÃO PERTO

             Quanto tempo você tem gastado (doado) para conversar com o seu cônjuge, pais, irmãos (irmãos de fé) e principalmente com Deus? Partindo, é claro, do pressuposto que essas pessoas estão perto de você. Falo conversar olho no olho, frente a frente, conviver com elas. Sabemos que as pessoas se comunicam mais com o tom da voz, pois este revela o estado emocional, do que com as palavras em si. Que a linguagem do corpo fala tanto quanto ou mais que as palavras. É bem verdade que infelizmente nós não damos a devida atenção a esses detalhes determinantes.
            Com a chegada da tecnologia, pensou-se que iríamos estreitar os relacionamentos. Talvez só tenhamos estreitado as distâncias. Pensou-se que teríamos uma qualidade de vida igualitária para um maior número da humanidade. Talvez só tenhamos mascarado as reais necessidades do ser humano. Explico: O homem precisa de atitudes de amor; não só de palavras de amor. O homem precisa de amigos reais, mesmo que sejam virtuais. Mas o que é um amigo real? É um amigo que vive as realidades da sua vida. Que impede e ou enxuga as suas lágrimas. Que ri com você e participa dos momentos mais importantes da sua vida. Por exemplo: Já pensou o seu amigo participando de um serviço fúnebre, da sua mãe, pela rede? Participando da sua festa de 15 anos pela internet? Participando do seu casamento pela WWW? Visitando você no hospital pela MSN? Ir à sua casa pela webcam visitar o seu filho recém-nascido? Nós precisamos uns dos outros o mais perto possível.
            Não sou contra a tecnologia. Sou contra o engano, a superficialidade e mediocridade que muitas vezes ela proporciona. Como é bom podermos está perto dos que estão longe! Ouvir, falar, interagir com alguém que amamos  que está a quilômetros. O problema é que as pessoas estão ficando longe dos que estão perto. O marido que não conversa com sua esposa em casa; mas quando na rede conversa sem limites com outras mulheres; e para espanto nosso, até com a própria esposa. Os irmãos que mal se cumprimentam na igreja; mas na net falam sem parar. Altas madrugadas.
            Quanto a Deus, acho que se Ele tivesse um email, MSN, twitter ou um facebook teria um pouco mais de admiradores (‘adoradores?! ’). Estamos longe daquele que disse que estaria sempre conosco. Creio e penso que a maneira bíblica é a melhor do universo. Um coração quebrantado e contrito. ‘A sua comunicação é 24 horas por dia; numa velocidade da luz; sem limites de acessos e sem possibilidade de cair’.
            O problema maior é estarmos perto dos que estão longe e estarmos longe dos que estão pertos. Isso não é mérito exclusivo da WWW. A televisão, por exemplo: Quantas pessoas vivem as experiências, as dores; os personagens das novelas e não conseguem viver as experiências da família, igreja, etc. Eu entendo que uma das formas do diabo nos enfraquecer é levar-nos a viver coisas irreais. Quando precisamos de adrenalina, e todas as ‘ninas’... Já estamos por demais estressados, com o funcionamento desequilibrado e ou muito ocupados com o mundo irreal e virtual.
            Gostaria de apresentar um caminho. Todo tempo gasto nas tecnologias será precisamente o mesmo tempo gasto com as pessoas. Todo tempo dedicado às máquinas, será proporcional à sua família. Todas as possibilidades das máquinas serão usadas para trazer as pessoas, especialmente os seus, para perto. Toda vez que precisarmos optar entre o homem perto e o homem longe, optaremos pelos de perto.
            Está perto dos que estão longe é muito bom; mas melhor é nunca está longe dos que estão pertos.       
                                                                                                                                Pr. Vanilson Alcântara     

4 comentários:

  1. Graça e paz querido Pr.!
    Que maravilha vir aqui neste espaço,Blog,e poder meditar numa mensagem profunda como essa! Tremenda!
    Estava com saudades!!
    Verdadeiramente, precisamos ter muito cuidado com a modernidade, para não perdermos a essência de nos relacionarmos de forma significativa com as pessoas e principalmente com nosso Deus. Pois, a aproximação, o está perto, compartilhar sentimentos, pensamentos... é de grande importância para estreitarmos o amor que o próprio Deus nos ensina em sua PALAVRA.
    FUI GRANDEMENTE ABENÇOADA COM ESSA MENSAGEM E VOU ABENÇOAR À OUTROS COLOCANDO EM MEU BLOG....rsrrsrsrsr
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!
    ABRAÇOSSS

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, Pastor. Mais um para a boa lista de reflexões. Uma verdade inegável na qual estou enquadrado por dois fatos: um que ficou bem claro em seu texto – o fato de a falsa facilidade de comunicação na verdade nos afastar, daí ficamos refém desse engano e perdemos o contato; o outro é o fato de nos tornarmos escravos do tempo. E eu estou muito enquadrado nisso. A vida tem se tonado uma tabelinha com tudo cronometrado, hora de dormir, hora de acordar, hora de levantar, hora de sair, hora de chegar, hora de comer, hora de ir ao banheiro, hora de dizer “olá”.
    É a era das superficialidades. Pena que muitas vezes essa superficialidade também chega a nosso relacionamento com Deus.
    Espero que Deus continue sempre inspirandoe abençoando para que haja sempre reflexões desse tipo. Assim agente pensa em coisa que até são óbvias, mas que por cegueira não notamos.

    ResponderExcluir
  3. Que palavra sábia, e oportuna para o momento que estamos vivendo. Obrigada Pastor!!!

    ResponderExcluir
  4. esse é o meu pastor, não para, não para, não para...

    vai nessa tua força e ajude a purificar um pouco o conteudo desse mundo irreal que trata do real ou não !!!

    ResponderExcluir

Mensagem

Mensagem